Nutrição

Ter uma alimentação saudável, consumindo apenas alimentos frescos, com poucas gorduras e sem conservantes é algo que todos nós deveríamos fazer a cada refeição. Mas, por falta de tempo ou até mesmo de costume, o número de pessoas que adotam essa rotina adequada é cada vez maior.
O descaso com aquilo que ingerimos, porém, cedo ou tarde cobra seu preço. Além de ver o aumento de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol elevados, o número de pessoas que está acima do peso vem crescendo cada vez mais. E, com a obesidade, vêm as doenças, a perda de qualidade de vida e os traumas na autoestima, além da deficiência em vitaminas e sais minerais.

Quando procurar um nutricionista?
A busca por uma alimentação saudável e o desejo de perder peso com saúde são algumas das principais razões que levam muitas pessoas a marcar uma consulta com um nutricionista e iniciar o acompanhamento para mudar seus hábitos alimentares.
Essa decisão, às vezes, pode não vir acompanhada da vontade de levar uma vida mais saudável. Em alguns casos, a decisão de procurar um nutricionista é necessária para que o paciente se adapte à rotina com alguma doença crônica, como os portadores de diabetes.
Caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, esses pacientes precisam seguir um cardápio rígido, cuja alimentação deve ser rica em alimentos pobres em glicose, para não atrapalhar o tratamento da doença.
Mas as doenças ou o desejo de emagrecer não são os únicos motivos que indicam a necessidade de quem pessoa procure um nutricionista. Por ser um profissional gabaritado a montar um cardápio com todas as vitaminas e minerais necessários para uma vida mais saudável, a busca por esse profissional é indicada ainda para os atletas, ou quem deseja começar uma atividade física.
Quando praticamos esportes, mesmo aqueles com baixo impacto, o corpo pode necessitar de uma quantidade maior de vitaminas e minerais. Embora muitas pessoas tenham aquela receita especial de cor, apenas o nutricionista é capaz de dizer o que nosso corpo necessita para funcionar melhor.

Quais os sintomas devem ligar o alerta para a hora de procurar um nutricionista?
Quando o corpo não funciona direito, por causa da falta de vitaminas, ou a alimentação é deficitária e não consegue suprir as necessidades diárias, é hora de marcar uma consulta e buscar a ajuda de um nutricionista.
Os sintomas para isso variam de pessoa para pessoa, mas costumam abordar, em geral, fraqueza, falta de disposição, ou até mesmo alterações na tonalidade da pele, como no caso da anemia.
Esses sintomas aparecem, sobretudo, porque as deficiências alimentares costumam provocar doenças como a anemia, que tem sintomas próprios e podem ser atribuídos à esse desequilíbrio alimentar.

O que realmente leva uma pessoa a procurar um nutricionista?
Alguns estágios da vida requerem um cuidado especial com a alimentação. Gestantes, por exemplo, precisam ingerir determinados alimentos em boa quantidade para obter as vitaminas e minerais necessários para a formação do bebê.
Já os idosos precisam consumir alimentos ricos em compostos que fortaleçam seus ossos e beneficiem a memória, para não sofrer com os desgastes comuns da idade. E quem melhor que o nutricionista para montar o cardápio ideal para esse público?

Consultas e exames com preços sob medida para sua saúde. Precisa agendar agora?

COMO CHEGAR

SEDE
STN Bloco O Ed. Life Center
Salas 136 a 145
Asa Norte - DF
61 3340-1400
FILIAL
STN Bloco M Ed. Vital Brazil
Sala 360
Asa Norte - DF
61 3349-0331
WHATSAPP