Odontologia

Exibir um sorriso bonito, alinhado e sem cáries é um alento para a autoestima. Afinal, quem não gosta de ser elogiado por ter dentes bonitos? Mas, além da estética, cuidar da saúde bucal interfere no funcionamento do corpo como um todo.
Para que se tenha uma ideia, cáries não cuidadas podem evoluir para infecções na gengiva ou no canal. Caso caiam na corrente sanguínea, as bactérias causadoras de doenças bucais podem provocar desde doenças cardíacas até mesmo a septicemia, uma infecção generalizada grave que pode levar à morte.

Quando procurar um dentista?
Ir ao dentista é algo que ninguém gosta, independe da idade. Crianças, adultos e até mesmo idosos sentem pavor só de imaginar o som do motorzinho de limpeza. Esse temor costuma afastar a maioria dos consultórios de odontologia.
Essa visita acaba acontecendo, apenas, quando um dente começa a doer depois de uma refeição ou, enquanto escova os dentes, a pessoa descobre um ponto preto naquele dente que, até então, parecia muito saudável.
Pior, algumas pessoas procuram o dentista apenas quando o quadro é tão grave que os dentes não tem mais salvação: a única saída é extrair um ou mais dentes, prejudicando não só a autoestima como também causando problemas de saúde que vão muito além da necessidade de um canal ou uma ponte.
Para prevenir todos esses danos e garantir uma dentição saudável durante toda a vida, é importante que as pessoas vençam o medo e procurem atendimento odontológico a cada seis meses, além de realizar limpezas periódicas, para evitar o aparecimento e agravamento destas lesões.

Quais os sintomas devem ligar o sinal de alerta para a hora de procurar atendimento odontológico?
Dores lancinantes nos dentes, sangramento nas gengivas, dentes que simplesmente caem sem motivo algum. Esses sintomas, por si só, devem não só ligar o sinal de alerta como levar os pacientes que os apresentem imediatamente para um consultório odontológico.
Além de garantir a autoestima, a boa conservação dos dentes ajuda o corpo a funcionar melhor, já que são eles os responsáveis por triturar os alimentos e iniciar o processo de digestão de tudo aquilo que ingerimos.
E, como se sabe, as infecções dentárias podem colocar a saúde em risco, principalmente quando se tratar de crianças ou idosos.
Para os mais velhos, é preciso ficar ainda mais atento ao cuidado com os dentes, sobretudo para aqueles que usam dentaduras, pois essas aumentam ainda mais o risco de infecções ou pequenas lesões.

O que realmente leva uma pessoa a procurar ajuda odontológica?
Embora fosse o cenário ideal, o cuidado preventivo com a dentição não é o real motivo que leva uma pessoa a buscar ajuda odontológica. A ida ao dentista costuma ser provocada por cáries, dores ou, ainda, a perda dos dentes.
Nesse último caso, idosos buscam a ajuda desses profissionais para realizar o implante dos dentes retirados ou, ainda, a confecção de dentaduras, para substituir os dentes naturais. Já os mais jovens tendem a procurar tratamento para cáries.
Poucos são aqueles que vão para consultas por não ter nenhum problema na dentição, o que torna o tratamento mais demorado e custoso.

Consultas e exames com preços sob medida para sua saúde. Precisa agendar agora?

COMO CHEGAR

SEDE
STN Bloco O Ed. Life Center
Salas 136 a 145
Asa Norte - DF
61 3340-1400
FILIAL
STN Bloco M Ed. Vital Brazil
Sala 360
Asa Norte - DF
61 3349-0331
WHATSAPP