Psicologia

O bem-estar psicológico é tão importante quanto a saúde física. Cuidar da mente é algo que deveria ser feito com a mesma frequência que medimos nossa pressão ou a taxa de glicose, para saber se tudo está bem em nosso corpo.
Infelizmente, isso não ocorre com tanta frequência. A ajuda psicológica ainda é vista como um indicativo de que a pessoa está com algum problema que não a deixa normal. Alguns, inclusive, chegam a considerar psicólogos como médicos que só tratam de pessoas que não tem problema nenhum. Estão apenas fingindo para não trabalhar, não estudar. Ou seja, não assumir as responsabilidades da vida.

Quando procurar o psicólogo
Apesar do preconceito que os próprios pacientes sentem em buscar ajuda, algumas ocasiões devem ser interpretadas como um claro indício de que é o momento de deixar os estigmas imaginários de lado e procurar um psicólogo para tentar resolver seus problemas.
Um deles é a costumeira sensação de tristeza ou desconforto. Por mais que a pessoa esteja na companhia de amigos ou parentes, se divertindo e sorrindo enquanto conversam, nada disso parecer ser suficiente para combater a tristeza que parece não ter fim.
Outro indício que pode indicar o momento exato para buscar um psicólogo é a famosa crise existencial. Sentir-se impotente, sem saber o que fazer no futuro ou ter a sensação de que o fracasso é uma certeza não deve ser interpretado como fingimento, ao contrário.
Os males da alma causam tanto sofrimento quanto aqueles que atingem o físico e, se não tratados, podem até mesmo apresentar sintomas que, em alguns casos se confundem com enfermidades graves.
É o caso dos pacientes diagnosticados com síndromes de ansiedade. Os batimentos acelerados, a sudorese intensa e até mesmo os tremores sentidos durante as crises podem ser interpretados, por pessoas que não sabem lidar com eles, como se fossem doenças graves que poderiam colocar a vida do paciente em risco.

Quais os sintomas devem ligar o alerta para a hora de procurar um psicólogo
Os males da alma não têm sinais muito claros, mas alguns sintomas podem ajudar o paciente e seus familiares a perceber o exato momento em que devem buscar ajuda especializada de um psicólogo.
Um deles é a depressão. A vontade de passar o dia na cama, não querer fazer nada, conversar com pessoas ou sair de casa são sintomas da doença. Se não tratada, ela pode afetar a saúde física do doente, além de fragilizar sua saúde mental, levando alguns a, inclusive, atentar contra sua própria vida.

O que realmente leva uma pessoa a procurar um psicólogo
A decisão de procurar ajuda psicológica, em geral, não é tomada pela própria pessoa. Essa busca costuma ser iniciada com a ajuda de amigos ou familiares, que enxergam os problemas pelos quais a pessoa está passando.
Em casos mais raros, no entanto, é o próprio paciente quem busca ajuda, para responder dúvidas que perturbam sua tranquilidade, ou dúvidas que interferem a realização de tarefas cotidianas ou até mesmo do alcance daqueles sonhos e objetivos há muito desejados.

Consultas e exames com preços sob medida para sua saúde. Precisa agendar agora?

COMO CHEGAR

SEDE
STN Bloco O Ed. Life Center
Salas 136 a 145
Asa Norte - DF
61 3340-1400
FILIAL
STN Bloco M Ed. Vital Brazil
Sala 360
Asa Norte - DF
61 3349-0331
WHATSAPP