Urologia

Independente da idade, os problemas do trato urinário aparecem e causam inúmeros desconfortos, desde as dores das infecções na região até um problema mais desagradável, e que causa até certo constrangimento: a incontinência urinária.
Seja por vergonha de assumir que tem um problema como esse, ou o desconhecimento de essa enfermidade, se não tiver cura, possui tratamento, muitos postergam a ida até o consultório do urologista, convivendo com o estigma de que, ao envelhecer, são obrigados a voltar a infância, quando não eram capazes de controlar o funcionamento de sua própria bexiga.

Quando procurar o urologista
Considerada uma especialista voltada apenas para o tratamento do trato urinário masculino, a urologia oferece também tratamentos para mulheres que sofram de problemas na região, como infecções ou ainda, dificuldades para urinar.
Por isso, muitas pessoas se lembram da exigência do urologista apenas quando ir ao banheiro se torna uma tortura: um ato repleto de dores, sangramentos ou, ainda, que ocorre nos momentos mais inconvenientes possíveis.
O que alguns desconhecem é que o urologista não precisa ser procurado apenas quando ocorre algum problema urinário. Ao contrário. Por se tratar de um profissional que atende, em sua maioria, homens, ele pode fazer o mesmo papel que o ginecologista tem para as mulheres: o de conscientização.
O urologista pode ser procurado por adolescentes que estejam iniciando sua maturação sexual, para receber orientações importantes sobre o funcionamento de seu próprio corpo, como fica o desenvolvimento e quais os cuidados necessários a tomar para evitar infecções ou doenças mais graves.

Quais os sintomas devem ligar o alerta para a hora de procurar um urologista?
A dificuldade de urinar, seja acompanhada de dores ou sangramentos é o principal sinal de alerta que, quando surge, deve motivar uma ida quase que imediata ao urologista. Outro indício que mostra a necessidade de uma ida ao médico é a dificuldade de controlar a urina, independente da faixa etária do paciente.
Outro alerta dado pelo corpo que deve ser interpretado como um sinal vermelho, e que é deixado de lado em algumas situações são as dores provocadas por pedras nos rins. O urologista é, ao contrário do que alguns possam imaginar, o profissional mais adequado para o diagnóstico dessa enfermidade e seu tratamento.
Pacientes que identifiquem quaisquer alterações em sua próstata também devem buscar a ajuda de um urologista. Aqui, o risco é de um tumor ou outra enfermidade que torne necessária a remoção do órgão ou dificulte a micção.

O que realmente leva uma pessoa a procurar um urologista?
Dentre as razões listadas neste texto, o que leva alguém a procurar um urologista, sem dúvida, são as dores ao urinar e a incapacidade de controlar o funcionamento de sua própria bexiga.
Essa última, no entanto, causa muita vergonha a quem sofre de tal doença, pois mexe com sua autoestima, já que interfere em diversas esferas de sua vida, como a social, a afetiva e até mesmo a sexual.
As doenças envolvendo a próstata são outra razão comum para milhares de homens procurarem a ajuda de um urologista.

Consultas e exames com preços sob medida para sua saúde. Precisa agendar agora?

COMO CHEGAR

SEDE
STN Bloco O Ed. Life Center
Salas 136 a 145
Asa Norte - DF
61 3340-1400
FILIAL
STN Bloco M Ed. Vital Brazil
Sala 360
Asa Norte - DF
61 3349-0331
WHATSAPP